terça-feira, 29 de março de 2011

A IGNORÂNCIA PODE MATAR!!!

A ignorância que abunda a mente humana, principalmente de muitos “evangélicos ou crentes” não permite que se chegue ao conhecimento essencial da Palavra de DEUS. Assim, ao leigo, resta apenas confundir os significados de palavras com que lidam cotidianamente e, por consequência, um entendimento errado produz atitudes erradas e idéias erradas e consequências desastrosas. A prova cabal disto é o recente fato ocorrido em Diadema-SP (03/2011) onde uma família inteira foi seduzida por 3 pregadores que atuavam na praça da Sé. Estes homens deturparam a Palavra de DEUS, dizendo haver data e hora para o arrebatamento. Esta família, só foi ludibriada por NÃO CONHECER a essência da Palavra de DEUS (Os. 4.6; Mt. 22.29; Mc.12.24), e olha, eles frequentavam uma igreja. É mais do que patente a aceitabilidade de que o arrebatamento possa ocorrer em qualquer tempo, mas ninguém sabe o dia nem a hora, nem o próprio JESUS. JESUS diz: “Porque assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do homem (JESUS)” Mt. 24.27. “Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho (JESUS), senão somente o Pai” Mt. 24.36.

Outro exemplo pode ser relatado, este já ocorreu comigo mesmo. Muitos líderes evangélicos confundem o significado da palavra ciência, por possuírem absoluta ignorância, baseada em dois importantes fatores: (1) falta de conhecimento da palavra em questão em seus sentidos amplo e restrito; (2) por falta de aplicação intelectual e reflexiva no entendimento e exatidão das Escrituras ao contexto no qual foram escritas. Se alguém se diz cristão e não vê exatidão na Palavra de DEUS, me perdoe, não vê DEUS!!! A Palavra de DEUS é 100 % com base lógica, apesar de ser impossível ser submetida à experimentação científica, pois a essência não pode ser verificada. Não é materializada e esta essência é o sobrenatural de DEUS expresso em palavras.

Ao analisar um texto bíblico, propício para o caso é notório perceber quando um pregador utiliza este texto em um contexto paralelo. Veja os textos de I Co. 1. 19, 20, 21, 22; 2. 6, 8 – Paulo fala sobre a sabedoria de DEUS comparando-a com a sabedoria do mundo. Interessantemente, esta carta foi dirigida ao povo de Corinto, que fica na região próxima à Grécia, portanto, também, a região de Corinto era fortemente influenciada pela Grécia. Mas, naquela época, Paulo estava se referindo aos filósofos (Gregos principalmente) que negavam a existência de DEUS e se julgavam sábios (At. 17.18).

Atualmente, se confunde muito a palavra ciência com a ciência de maneira geral e como profissão. Muitos pregadores têm se recusado a buscar o conhecimento sobre o assunto, assim, assinam a declaração que confirma de sua ignorância. Ter conhecimento é de fundamental importância. A Palavra de DEUS apóia esta atitude (Pv. 8.14; 18.15; IITm. 2.15). Afinal, um cientista que estuda um fenômeno biológico, por exemplo, para entender uma micose na unha do pé, não contradiz em nada o dito, no texto de Paulo, nem de qualquer outra parte da Bíblia, como por exemplo, “não te estribes no teu próprio entendimento...”. As referências acima são respaldadas no contexto que abordo aqui pelo texto de At. 17.16-23, onde, na Grécia, território dos sábios filósofos foi que Paulo entendeu que a filosofia daqueles homens contradizia as Escrituras. Portanto, Paulo se refere única e exclusivamente aos filósofos e adeptos da época. A aplicação deste texto nos dias de hoje, é, semelhantemente, para aqueles que ignoram DEUS se fazendo sábios também nos dias de hoje.

Conclusão: Portanto, qualquer pregador que aplicar este texto de ICo 1.19-22 e 2.6-8 no sentido amplo em relação à ciência e ao conhecimento e não esclarecer o foco da mensagem, deixando claro qual o tipo de ciência é abominável a DEUS, certamente estará fazendo exegese errada, e por consequência, uma homilética errada. Isto gera graves conseqüências, pois já imaginou, um cidadão, sedento da Palavra de DEUS, de coração voltado para DEUS, ter que engolir uma loucura destas, sendo ele cientista por profissão e por fé, cristão??? Não se pode atribuir a um profissional que atua como cientista, sendo ele cristão segundo a Palavra da Verdade, por JESUS CRISTO, que a ciência o destruirá, pois sendo ele verdadeiramente cristão, profissional em ciências, entende que CRISTO é o centro de tudo e não O coloca abaixo do conhecimento científico. Este é o meu caso. Muitos cristãos não entendem minha profissão, minha posição, meu conhecimento e os limites que aprendi a estabelecer no conhecimento humano para que não transgrida a Palavra de DEUS. De fato, a Filosofia é extremamente oposta a DEUS, contudo, é necessária para a vida de um profissional, intelectualmente bem sucedido. Mas, a Filosofia, é uma ciência fascinante também. Se todos os líderes cristãos soubessem utilizá-la, certamente, pela Lógica aplicada à teologia teríamos pouquíssimas probabilidades de distorções das Escrituras.

Quer exercitar? Pois bem: defina Falar mal de e Criticar nos sentidos clássico e informal (popular).